quarta-feira, 12 de março de 2014

COM DEUS DO INÍCIO AO FIM





Existe uma frase que costuma ser atribuída ao ex-presidente americano Abraham Lincoln que diz: “Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”. Eu diria que podemos entender esse “poder” em todas as suas esferas e estâncias, por exemplo, o poder de se achar independente e capaz., já vou explicar o quero dizer com isso.

Qualquer palestrante de auto-ajuda diria que isso é extremamente necessário nos dias de hoje, mas aqui eu quero falar um pouco sobre o andar na dependência e  sob a direção de Deus, lugar esse onde a minha/sua vontade e capacidade se tornam um perigo imediato.

Hoje eu conversava com alguns amigos sobre a infeliz trajetória de alguns “astros” do cenário religioso do nosso país. São eles cantores, ministros, bispos, apóstolos, pastores, levitas, padres, etc. Falávamos sobre a vida e o testemunho de alguns deles e tentávamos fazer uma simples e humilde comparação ao que ensinou, com a própria vida, o nosso Senhor Jesus.

Ainda que a grande maioria deles comecem suas jornadas “separados” por Deus, cheios do mover do Espírito Santo e numa vida que em tudo reflete o viver em Cristo; com o tempo acabam se corrompendo, se perdendo em suas próprias convicções, deixando para trás a Luz que lhes servia de guia...

Um cantor gospel que nascera num lar cristão de gente humilde, que no começo do seu ministério não tinha nada além de Jesus, que encantava e quebrantava de maneira verdadeira os corações daqueles que o ouviam louvar, hoje em dia vive de modo completamente confuso, papagaiando um discurso egocêntrico disfarçado de evangelho, que num de seus mega-shows exigiu coisas que vão de energéticos, morangos, peito de peru, chegando até mesmo num cachê individual de R$ 60.000,00. 

Outra cantora que como disse meu amigo - “quando começou tinha um cabelo ruim” - mas que passava despercebido frente às maravilhas que Deus operava através da magnífica voz que soltava com palavras cheias da presença do Redentor. Essa mesma cantora hoje anda de maneira esnobe, rejeita quem tenta chegar até ela, mora em condomínio de luxo e não sai sem seus seguranças. Sem falar nas botas de couro de cobra, de U$ 5000,00 o par que ela mesma disse que comprou, e que ainda teve a ousadia de considerar como um ato profético (pisando na cabeça da serpente!!!)...

E o que falar dos homens e mulheres de Deus, pastores e pastoras que são chamados em ministérios realmente proféticos, mas que com o tempo abandonam a sã doutrina e se entregam as disputas de poder. Alguns chegam ao ponto de se colocarem quase que no mesmo patamar do próprio Senhor... São tantos que nem me dou ao trabalho de citá-los...

O que eu não entendo é que todas essas pessoas, todos esses “ungidos e ungidas” se declaram “novas criaturas” em Cristo, batem no peito e proclamam que suas vidas não existem mais e que no lugar delas existe o viver como o Messias!!

No entanto Jesus é descrito pelo apóstolo Paulo como aquele que mesmo sendo o nosso Deus, em momento algum teve a mínima pretensão de ser como Deus, mais que ao contrário, esvasiou-se de si mesmo e se fez servo, a ponto de entregar a própria vida por amor a nós (Fp 2:7)

Esse Jesus nos ensinou a orar e clamar pelo “pão-nosso de cada dia” (Mt 6:9-13), demonstrando que cada um de nós deve buscar aquilo que nos é definitivamente necessário para viver...
O problema é que com o tempo esses homens e mulheres perdem a noção do que é necessário, se sentem no direito de querer exigir de Deus uma vida farta e cheia de regalias, e nessa maneira de ser e viver profanam-se a si mesmos tornando-se sepulcros caiados cheios de soberba...

E como se não bastasse o erro que lançam sobre suas próprias vidas, passam a carregar o preço do sangue de tantos outros pobres coitados que os tomam como exemplos de uma carreira abençoada e próspera... Muitos querem ser como Thales, Valadões, Malafaias, Macedos, etc...

Todos nós erramos, todos nós pecamos, mas enquanto estamos caminhando na dependência do Senhor, temos a certeza de que contamos com a sua misericórdia e perdão, mas a partir do momento que o deixamos de lado e permitimos que a soberba encha o nosso coração, estamos perdidos, e aí pronto, nos tornamos corrompidos pelo poder.
Por isso deixo minha oração: Para que o Senhor me sustente e me mantenha junto Dele, do início até o fim...


Por Cristo, Com Cristo e Em Cristo
Idamar.
https://www.facebook.com/amendoimteologico 

terça-feira, 4 de março de 2014

Você Sabe como capturar porcos selvagens??




 


 
Essa ilustração já é bastante conhecida na internet, mas meditando sobre o nosso contexto e algumas coisas que vejo acontecendo o tempo todo por aí, me lembrei dela e achei conveniente compartilhar para aqueles que ainda não conhecem...

Você captura porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e colocando algum milho no chão. Os porcos vêm todos os dias comer o milho gratuito. Quando eles se acostumam a vir todos os dias, você coloca uma cerca, mas só em um lado. 

Quando eles se acostumarem com a cerca,  voltam a comer o milho e você coloca um outro lado da cerca. Mais uma vez eles se acostumam e voltam a comer. Você continua desse jeito até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado. Os porcos que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas começam a vir sozinhos pela entrada. Você então fecha a porteira e captura o grupo todo.
Assim, em um segundo, os porcos perdem sua liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram pegos. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Eles ficaram tão acostumados  que esqueceram como caçar na floresta,  e por isso aceitam a servidão.

Em todos os lugares existem pessoas oportunistas tentando capturar porcos selvagens. O governo faz isso o tempo todo, também as empresas que exploram seus funcionários com miseráveis salários. Algumas instituições religiosas são peritas nisso, a mídia constrói cercas com a oferta do entretenimento fútil e tendencioso. E a perda da liberdade é tão alucinante a ponto dos porcos capturados olharem para os que estão livres e desdenharem um orgulho ignóbil.

A falsa oferta vem com o custo da perda da liberdade, e é feita assim, migalha por migalha...


Por Cristo, Com Cristo e em Cristo.
Idamar.