sábado, 13 de setembro de 2014

POR QUE NÃO ABANDONAR A FÉ?



 





Crises, quem nunca passou por uma delas que atire a primeira pedra. Seja ela no casamento, namoro, finanças e até mesmo as crises de fé -  mas como assim, crente tem crises de fé? E como! A quem diga que as crises fracas revelam uma fé forte e as crises fortes revelam uma fé fraca.  Antemão o que entendemos por fé? Elienai Cabral Jr diz que “fé é a necessidade de acreditar e aderir a algo que eu ainda não conheço inteiramente”. Fé é um mundo invisível, onde trilhamos por caminhos que ouvimos falar, que nos indicaram, um anseio em experimentar o que a vida tem a oferecer.

Quando decidimos criar um projeto e depositamos nossa fé a cerca da realização, temos expectativas do melhor, acreditamos e somos otimistas. Quer um exemplo? Sou Palmeirense, meu time subiu novamente a principal divisão do campeonato brasileiro e como um bom torcedor, depositei muita fé que esse ano de 2014, no ano do centenário do clube, iria dar risada à toa, pois bem... Na metade do caminho o inesperado aconteceu (ou não rsrs), o time foi de mal a pior e acabamos amargando uma bela de uma crise em meio ao ano que deveria ser na teoria o ano de festa. A crise apareceu porque algo deu errado. A crise surge na adversidade.

Exercitamos nossa fé quando encontramos o imprevisível pelo caminho, ninguém vive sem fé, temos fé porque estamos sujeitos a exercê-las nas adversidades.

Em meio às crises então vem à pergunta, por que não abandonar a fé? Corremos para o livro do profeta Daniel e aprendemos com três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que estão sujeitos a perderem suas vidas por manterem a fé em seu Deus (Cap. 3). Nesta ocasião os três amigos de Daniel contrariam a ordem do rei Nabucodonosor e o ridicularizam a frente dos demais. Pronto à crise estava instaurada, mas apoiar a fé no deus babilônico  e negar sua fé no Deus dos judeus era algo inquestionável...

Quando os rapazes mantiveram sua fé logo souberam que estavam assinando suas sentenças de morte.

Elienai Jr acrescenta, Uma fé torna-se resistente quando de tão real coloca risco a própria pele de quem a professa. Uma fé com tal comprometimento não pode ser preterida tão facilmente. Uma fé que para desistir dela é necessário abrir mão do que vale a própria vida é legítima demais para deixar de insistir nela”. 

Minha oração é para que Deus acrescente fé em meio às crises, que Ele nos livre do mal dia a pós dia, e se Ele não nos livrar que ainda assim possamos manter nossa fé resistente no Pai.  Que em meio às crises eu possa contar com o corpo de Cristo me auxiliando no exercitar da fé.  Juntamente com aqueles três jovens que foram lançados em uma caldeira fervescente foi vista uma quarta pessoa (Dn 3;24-25).

Que nossa esperança esteja n’Aquele que nos acompanha. 


Thiago Cantanti
https://www.facebook.com/thiagocantanti 
https://www.facebook.com/amendoimteologico