sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CUIDANDO E SENDO CUIDADO


Há dias venho acompanhando pessoas compartilhando nas redes sociais um cartaz dizendo assim: Grande campanha pela vida: cada um cuida da sua. Participe você também. E pensava a respeito disso, de como o diabo conseguiu iludir as pessoas dizendo que cada um deve se importar consigo mesmo. Claro que escrevem e divulgam isso para dar indireta aos fofoqueiros de plantão, mas ela traz uma mensagem de que ninguém tem nada haver com aquilo que eu faço. E é justamente sobre isso que o Incomodado Rodrigo quer falar.
Desde a fundação da Terra já existia o que chamamos de a perfeita comunidade, Pai, Filho, Espírito Santo: a Trindade. O Senhor quando cria o ser humano deseja que ele também experimente essa vida em comunidade, ou seja, de relacionamentos. Para isso ele cria Adão, lhe faz uma auxiliadora, Eva, e lhes dá filhos, Caim e Abel. No entanto, o astuto inimigo de nossas almas planta no coração de Caim sentimentos que não condiziam com a vida em comunidade levando-o a praticar o primeiro homicídio, de que temos conhecimento da Bíblia. Então quando o Senhor vem perguntar para ele por seu irmão ele responde: “Por acaso sou guarda do meu irmão para saber onde ele está?”. Gn 4:9
Aqui está o princípio de se viver em comunidade: um cuidando do outro. Fomos seres criados para viver em comunidade, para cuidarmos uns dos outros, para prestarmos contas uns aos outros. Interessante que esta expressão uns aos outros foi utilizada diversas vezes no Novo Testamento, não apenas por Paulo, mas pelo nosso Senhor Jesus. Então, de fato, deve representar algo significativo para aqueles que se dizem seguidores de Jesus. Pois não existe cristão que viva sozinho e que não deva satisfação de sua vida para alguém. O próprio Jesus nos ensinou pelo exemplo. Ele caminhou, ajudou, ensinou, discipulou de perto 12 homens, que andavam com ele, comiam com ele, dormiam ao seu lado, choravam, se alegravam com ele, cuidando uns dos outros.
A Palavra nos diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos e isso a lei nos ensinou no Antigo Testamento, porém Jesus nos traz um novo mandamento nos dizendo que devemos amar aos outros como Ele, Cristo, nos amou. Forte, não é?!
Por isso te convido a refletir sobre isso e aproveito para lhe perguntar: você tem um discipulador, um mentor espiritual, alguém que você pode se abrir, que caminha, que ora com você, que te confronta, que te corrige, que te ajuda em sua caminhada com Cristo?
Da mesma forma que você precisa de ajuda também existe alguém precisando de você. Pense nisso!
Forte abraço, na paz do Senhor.







2 comentários:

  1. Meu grande amigo e cuidador Rodrigo.
    Muito pertinente suas colocações. Amizades são imprescindíveis em todas as fases de nossas vidas e são fortalecidas pela proximidade. Mesmo que virtualmente, ter alguém para compartilhar, orar, e nos orientar é muito bom. A bíblia nos dá dicas quanto à escolha de nossos amigos, pois eles influenciam nossas vidas. “O justo é um guia para o seu próximo.” Pv. 12:26 , e “Quem anda com sábio, será sábio…” Pv. 13:20 “, pois tais escolhas envolvem não só pessoas mas decidem o futuro…
    Obrigado por sua amizade,por me ouvir, exortar, encorajar e se alegrar comigo. Estou tentando ser um bom amigo e retribuir o bem que me fazes. Conte comigo sempre, nos bons ou maus momentos. “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão…” Pv. 17:17. Um grande abraço, Deus o bendiga sempre. JJ

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog, era de uma coisa assim que eu procurava, sempre fui muito afim de falar sobre amizade.. Sempre que precisar estou ai, pois a união faz a força e juntos somos melhores.. Deus abençoe..

    ResponderExcluir