terça-feira, 4 de março de 2014

Você Sabe como capturar porcos selvagens??




 


 
Essa ilustração já é bastante conhecida na internet, mas meditando sobre o nosso contexto e algumas coisas que vejo acontecendo o tempo todo por aí, me lembrei dela e achei conveniente compartilhar para aqueles que ainda não conhecem...

Você captura porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e colocando algum milho no chão. Os porcos vêm todos os dias comer o milho gratuito. Quando eles se acostumam a vir todos os dias, você coloca uma cerca, mas só em um lado. 

Quando eles se acostumarem com a cerca,  voltam a comer o milho e você coloca um outro lado da cerca. Mais uma vez eles se acostumam e voltam a comer. Você continua desse jeito até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado. Os porcos que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas começam a vir sozinhos pela entrada. Você então fecha a porteira e captura o grupo todo.
Assim, em um segundo, os porcos perdem sua liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram pegos. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Eles ficaram tão acostumados  que esqueceram como caçar na floresta,  e por isso aceitam a servidão.

Em todos os lugares existem pessoas oportunistas tentando capturar porcos selvagens. O governo faz isso o tempo todo, também as empresas que exploram seus funcionários com miseráveis salários. Algumas instituições religiosas são peritas nisso, a mídia constrói cercas com a oferta do entretenimento fútil e tendencioso. E a perda da liberdade é tão alucinante a ponto dos porcos capturados olharem para os que estão livres e desdenharem um orgulho ignóbil.

A falsa oferta vem com o custo da perda da liberdade, e é feita assim, migalha por migalha...


Por Cristo, Com Cristo e em Cristo.
Idamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário