quarta-feira, 9 de abril de 2014

ANTES QUE VENHAM OS MAUS DIAS.





Buscai ao Senhor enquanto se pode achar... (Isaias 55)


Um dia desses estava me preparando para o culto dos jovens quando vejo chegando um dos irmãos da igreja acompanhado de seu filho. Cena incomum, afinal de contas um senhor com mais de seus 80 anos estar ali para participar do culto da juventude. Pois é, o que poucos sabiam até então é que ele sofre com o mal de Alzheimer.
Alzheimer é uma doença degenerativa que acomete o indivíduo, homem ou mulher, num quadro progressivo e irreversível das suas funções intelectuais, alguns de seus principais sintomas são:
·        Falta de memória para acontecimentos recentes;
·        Repetição da mesma pergunta várias vezes;
·        Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos;
·        Dificuldade para encontrar palavras que exprimam idéias ou sentimentos pessoais;
·   Irritabilidade, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento. 

Assim, muito gentilmente fui até ele para explicar que o culto era dos jovens, mas ele teimava em dizer que era domingo, quando na verdade era sábado. Depois de muita conversa e insistência, o filho conseguiu levá-lo pra casa.
Fiquei com aquela cena em mente, do homem que tempos atrás passava pelo meu trabalho para conversar, sempre dirigindo, viajando, não faltava nos trabalhos da igreja, servindo como diácono. E hoje o vemos na dependência dos seus filhos. Lembro-me de quando ele dizia: “Queria ter entregado minha vida para Jesus quando ainda jovem”.

Salomão relata uma cena que nos mostra muito bem o que acontece com o ser humano quando a velhice chega (Eclesiastes 12). Quando faltam lembranças, falha a memória, as forças se vão, os olhos escurecem e a fala é interrompida até que a vida se esvai.
A juventude é uma das fases da vida, onde as expectativas e as incertezas do amanhã costumam não fazer parte das prioridades.
E hoje com certeza, de modo muito mais alarmante do que era nos dias onde esse senhor pode viver sua juventude, os jovens tem trocado experiências definitivas e impactantes, por experiências provisórias. Tudo é momentâneo, tudo é instantâneo, automático, expresso, é “fast”...
As experiências vem, passam pela vida e com a mesma velocidade que se vivenciam os prazeres, se esquece desses prazeres...

Mas pode chegar um dia, um momento em que a única coisa que venhamos a ter serão as boas lembranças de uma vida verdadeiramente prazerosa. Lembranças tão fortes e definitivas, que ainda que nossa mente nos traia pelas intempéries físicas, elas sempre estarão lá...

Por isso que ao olhar e meditar a respeito do que vejo acontecendo nesses dias, tenho a certeza e a convicção de que estou entregando a melhor época da minha vida aos cuidados de Deus e quando os maus dias chegarem poderei olhar para trás e dizer que valeu a pena.

Não perca tempo! Busque o Senhor enquanto podem achá-lo!


Rodrigo Andrade
https://www.facebook.com/amendoimteologico 

9 comentários:

  1. Ótima reflexão rapazes de Deus!!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo! Lembrei-me do Pastor Miguel Pereira dos Santos, que mesmo com o intelecto muito debilitado continua querendo fazer a obra, mas hoje já não tem mais forças. Estes dias voltando para casa já depois das 22h vi que eles estava na área da casa, voltei para ajudá-lo e ele dizia que estava indo ao culto para pregar. Mesmo em seus devaneios, sua vida ainda é pregar e orar. E eu? Fico com esta reflexão após a leitura deste texto.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa reflexão, sabendo dessas historias que percebo o quão grato sou por poder servir à este Deus tão maravilhoso, com todas as minhas forças, enquanto ainda às tenho...

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos a todos que acompanham nossas postagens. Que Deus nos ajude a sermos pessoas melhores a cada dia.

    ResponderExcluir