sexta-feira, 4 de maio de 2012

A IGREJA QUE TRANSFORMA – BREVE RELATO





"Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim." João 17:23

** Alguns trechos extraídos da obra:  "Se Jesus fosse Prefeito" Bob Moffitt/Karla Tesch

A Igreja é o Corpo de Cristo na terra, são seus braços, seus olhos, sua boca. A Igreja é um dos instrumentos transformadores de Deus, juntamente com o Espírito Santo.
A Igreja nasce da conversão e da transformação constante do ser humano – sua mente, seu caráter e seu comportamento mudam – Deus realiza essa obra respeitando a história de cada pessoa, pois cada pessoa é única. Essa mudança que acontece num primeiro momento no âmbito do individuo, em seguida contagia toda a sua família, um se torna uns. Indivíduos e famílias transformados se unem e formam uma comunidade, a ação sobre a direção de Deus faz com que essa comunidade comece a mudar realidades à sua volta, assim comunidades transformadas por Deus alcançam uma Nação.
Desse modo funciona a Igreja; individuo, família, comunidade, Nação -  caminhando juntos tendo Cristo como centro de suas vidas.
Não tem como um cristão caminhar sozinho, pois ser cristão é estar ligado ao Corpo de Cristo, é estar envolvido, é viver em comunhão.
Essa congregação de Santos impacta o meio em que vive, e através dela Deus ministra intencionalmente em todas as áreas da vida.
Mais do que qualquer outra instituição, a igreja tem o maior potencial para conformar, e moldar a cultura, ela tem o mandado, a missão, tem o poder que foi dado a Ela pelo próprio Pai. A igreja ajuda no comprimento da tarefa de realizar a vontade de Deus na terra e no céu.
A Igreja promove a transformação bíblica do homem e da mulher, é usada por Cristo para restaurar tudo o que foi quebrado, partido naquele momento onde o ser humano se rebelou contra o seu Criador.
Mas em muitos casos, a igreja tem perdido seu foco, tem deixado a anunciação do Reino de Deus de lado e se entregando ao mundo, ao invés da igreja entrar no mundo e transforma-lo, o mundo tem penetrado na igreja e modificado toda a sua estrutura.
Em muitos casos, ela caminha combatendo os sintomas ao invés de curar a doença, segue ignorando a raiz dos problemas e perdendo tempo enfrentando a colheita continua da injustiça. Ao invés de combater o pecado, a igreja segue lançando um jugo cada vez mais pesado sobre os ombros do pecador.
A necessidade aliada à vontade de “propagar o reino” transforma a igreja num centro de entretenimento de todos os tipos, o culto se transforma em celebração, Cristo deixa de ser o centro da Igreja e passa a ser um serviçal na obra. Deus começa a ser avaliado não pelo que Ele é, mas pelo o que Ele faz...
Essa ânsia demoníaca provoca a ilusão de que quanto maior for o número de cristãos reunidos debaixo de um teto de templo, maior é a realização da vontade do Senhor. Para que isso aconteça, muitas vezes, a palavra de Deus é distorcida para não ofender os aspectos ímpios da nossa cultura capitalista e secularizada.
Existe uma historia que fala sobre dois tipos de igreja, igrejas-lago e igrejas-rio. Não são localizações físicas da igreja, mas filosofias de ministério. Um lago, embora grande, está limitado por aquilo que pode fazer. Ele pode crescer, Ele pode diminuir ou ele pode estagnar. Os rios, contudo, tem ímpeto; eles podem mudar seu curso, e com isso arrastam a tudo que encontram no seu trajeto. Uma igreja-lago é um lugar para coletar mais e mais pessoas e o sucesso é medido mais pelo tamanho do lago do que pelo crescimento das pessoas em caráter e serviço. Igrejas-rio impactam pessoas enquanto elas estão no canal, e elas gotejam pelas ribanceiras. “Quantas pessoas estavam lá?” é pergunta-lago. “O que aconteceu aqueles que foram?” é pergunta-rio. “Quantas pessoas foram (assistiram) ao programa?” é pensamento-lago. “O programa atingiu as pessoas (tocou-as)?” é pergunta-rio (Brow, 21).
Quando igrejas crescem de acordo com os princípios do Reino, seus membros se comprometem a viver sob o reinado do Seu Salvador, para representar esse reinado em cada domínio da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
Quando as igrejas crescem assim, a sociedade toda é transformada. O Reino de Deus se torna visível e a vontade Dele é feita na terra e no céu.

Idamar.
Por Cristo, Com Cristo e em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário