sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens...



A teologia da Missão Integral propõe a mescla da ação social com o evangelismo olhando para o ser humano como uma criatura de Deus na sua totalidade com necessidades físicas, materiais e espirituais. Ela pretende desalienar as práticas de fé existentes na grande maioria das comunidades e nas atitudes das pessoas.
As tradições e os costumes herdados criaram raízes no meio cristão, principalmente no meio evangélico, trazendo pra nós, ainda que não propositalmente, o pensamento equivocado de separar o homem do seu todo, criando partes distintas do ser humano, ou seja, a famosa ideia de corpo, alma e espírito. Ao adotar esse pensamento, acabamos por distanciar as necessidades de um e do outro, desconstruímos a obra da criação de Deus que por sua vez fez o homem e a mulher na sua totalidade, interagindo com o meio em que vive.
A partir daí criou-se uma ideia dualista, condenando o que provem da carne e exaltando alienadamente o que seria do espírito ou da alma.
Tal visão faz com que o ser humano se torna uma simples estatística, um numero ou uma equação matemática. A conversão se torna superficial porque toca apenas a superficialidade do ser humano, o evangelho perde seu poder transformador e cria uma geração de sepulcros caiados.
Iniciativas como a da Teologia da Missão Integral têm obtido bons resultados na tentativa de corrigir esses hábitos nocivos e instaurar o ide de Cristo na vida do homem e da mulher de maneira que se tornem salvos e remidos por inteiro, e não em partes...
A extrema exploração da espiritualidade de maneira irresponsável tem cooperado para esse surgimento crentes fracos e superficiais, que não se aprofundam no amor de Cristo. De certo modo as palavras do Senhor Jesus tem se confirmado: “E por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.” MT 24:12.
A iniquidade não está apenas ligada ao pecado ou pecador, ímpio ou pessoa longe da presença de Deus. A iniquidade também é sinônima de desigualdade, de injustiça e de excessos de todos os tipos. E quantos são os que existem no meio da igreja que tem agido assim. Penso que por isso mesmo Jesus tenha dito, “quase todos” ....
O profeta Isaias menciona no seu livro que o verdadeiro jejum que agrada a Deus, e tratando-se de jejum podemos também chamar de sacrifício que agrada a Deus, não é aquele que se resume a abster-se do alimento ou vontades, mas sim a demonstração efetiva de amor ao próximo, em todas as suas necessidades; físicas, psíquicas, materiais e espirituais (Is 58:06-07).
Certa vez ouvi uma historia sobre um rapaz cristão que passando com o seu carro por um semáforo foi incomodado por uma criança parada ao lado da sua janela, descalça com aparência abatida, pedindo por uma ajuda... O sinal se abre e o rapaz se vê obrigado a seguir em frente. Aquela imagem o perturbou e ele como bom cristão que era dobrou os seus joelhos e orou ao Senhor dizendo: Senhor Deus, porque o Senhor não ajuda esses pequeninos, porque o Senhor não faz nada pra mudar essa realidade... E eis que o Senhor respondeu a oração do rapaz: Mais Eu já fiz!!! ... Fiz você!!
Cada vez que amamos o próximo, de maneira verdadeira, estamos pregando Jesus a ele. É essa atitude nossa que desperta o desafio na mente e no coração do outro, aproximando-o de Deus. A partir daí o Espírito Santo se encarrega da obra.
E por fim, façamos como diz uma frase conhecida, geralmente atribuída ao grande homem São Francisco de Assis: Preguemos o evangelho a todo o instante, para todas as pessoas, e se preciso for usemos as palavras ...


Por Cristo, Com Cristo e Em Cristo.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog... Que a Graça de Deus esteja sempre com a Vida de vcs!!

    Edson Miranda... vou seguir vcs
    meu blog é : http://edsonsmiranda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir