quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reforma ou Construção?



         Ousadia, intrepidez, coragem, essas foram apenas algumas características de um homem que não marcou apenas seu tempo, mas toda história do Cristianismo. Há exatos 495 anos atrás, Lutero pregava na porta da Igreja de Wittenberg, as 95 teses contra as indulgências. Um homem que ao se debruçar sobre a Palavra de Deus entendeu que havia sido chamado para viver pela fé, que a salvação era de graça e que não dependia de outrem a não ser do próprio Cristo. Além de dogmas ou doutrinas humanas, o jovem Martinho tinha o desejo de ver sua Instituição Religiosa voltando as origens, assim como a Igreja Primitiva. Foi excomungado, incompreendido e então deu-se início ao Protestantismo.
      Hoje quase 500 anos depois vemos a “Nova Instituição”, a Evangélica, regredindo dia após dia, trazendo dogmas, doutrinas, amuletos, superstições, objetos “santificados” e “ungidos” que prometem a cura, o milagre, a restauração e proteção. A salvação vem por meio das obras e do quanto você se esforça pra ser “bonzinho”.
   Jesus virou uma espécie de entregador e sua função é conceder os desejos e determinações de “seus filhos”.
     Realmente, está difícil olhar para o Cristianismo neste momento e comemorar alguma coisa. Talvez está na hora de alguns Luteros se levantarem. Detalhe: Luteros nas redes sociais já temos aos montes. Está na hora de nós, como Corpo de Cristo, nos movimentarmos.
       E o que fazer? Eis a questão.



Rodrigo...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ENFIM, LIVRE!!?




"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." 
João 08:32



Liberdade! Quem não a deseja, quem não a procura? Cada um de nós busca e anseia por ela, e cada um de nós dá um nome e um sentido diferente a ela. Liberdade pra mim pode ser totalmente diferente de liberdade pra você, mas a verdade é que todos nós, dia após dia, corremos uma corrida desesperada ao encontro dela... Buscamos por que queremos ser livres, queremos que as correntes caiam, que as cadeias sejam desfeitas... Há aqueles que desistiram de encontrá-la, e há outros que fingem tê-la encontrado, os primeiros amargam uma vida frustrada, os segundos vivem uma mentira. E ainda que cada pessoa tenha o seu próprio desejo de libertação, ainda que existam varias necessidades de libertação, só existe uma verdade capaz de torná-la real na nossa vida: CRISTO! Apenas através Dele, Com Ele e Nele é que nós seremos libertos – Jesus é a verdade anunciada a qualquer que deseje ser livre, e paradoxalmente, o homem ou a mulher só se tornarão verdadeiramente livres quando se fizerem cativos de Cristo!



Por Cristo, com Cristo e em Cristo.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Marche!


     Conversava com um amigo a respeito das nossas dificuldades e de que como nestes momentos não conseguimos enxergar a mudança que queremos ver. Então lembrei-me de Moisés e do povo que ele liderava. Certa ocasião ele recebe a ordem de levar do cativeiro egípcio o povo hebreu e a ordem do Senhor foi clara e objetiva: "Diga ao povo que marche!". Eles não sabiam o que aconteceria, talvez pensassem que seria fácil, mas não é da forma que pensamos, muitas vezes. Quando eles perceberam Faraó e seus carros e cavaleiros estavam perseguindo-os, muito próximo de alcança-los. O caminho que eles podiam percorrer era apenas em frente e ali está o mar. A ordem havia sido dada: Marchem! 
        Conhecemos bem como terminou esse episódio, mas parece que os pregadores de hoje se remetem a ele apenas na vitória alcançada. O Evangelho pregado hoje é o da facilidade, da conquista, da vitória, palavras que trazem conforto, segurança, que afagam o ego e diz tudo o que as pessoas desejam e querem ouvir. Onde um Deus trabalha incansavelmente para satisfazer o desejo do coração daqueles que o "servem" e que está sempre pronto a responder no momento em que o milagre é determinado.
       Paulo já alertava a Timóteo, dizendo que as pessoas não suportariam a sã doutrina e sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos buscariam, juntariam mestres para si mesmos. De fato isso tema acontecido.
        Somos frágeis, dependentes, pequenos, somos sim, é bem  verdade. No entanto, Deus nos trata como filhos e nos disciplina como tais. É Ele quem nos ajuda em nossa fraqueza, é Ele quem nos fortalece, é Ele quem nos capacita e sabe do que precisamos, como precisamos e na hora que precisamos.
        Parece chavão gospel, mas tudo o que acontece tem um propósito. Enquanto vivermos existirão situações difíceis para lidarmos, onde o possível não será suficiente, e é exatamente onde entrará o que realiza o impossível.
       Por isso, é hora de marchar, mesmo que chorando, mesmo não entendendo, mesmo não aceitando, mesmo não sendo do nosso jeito. Temos uma ordem a seguir: Marche! 
      O soldado não fica na trincheira chorando ou questionando, ele tem uma missão, ele tem uma ordem a ser cumprida. Ele se levanta e vai a guerra com as armas que tem. Pegue suas "armas", levante a cabeça e siga em frente.

       Está vendo o exército inimigo vindo atrás de você? Marche!
       Está cansado da caminhada? Marche!
       Está no seu limite? Marche!
       Está frente a frente com o mar? Marche!

      O Senhor ainda continua no controle de tudo. Ele é Soberano. Aleluia!


Incomodado Rodrigo.





terça-feira, 9 de outubro de 2012

INDAGAÇÕES



Por que é tão difícil viver o amor?
Por que é tão difícil viver o amor quando este não é a meu favor?
Por que é tão difícil amar sem esperar algo em troca?
Por que é tão difícil se importar com o outro?
Por que é tão difícil estender a mão?
Por que é tão difícil amar aquele que não tem nada para me oferecer?
Por que é tão difícil abrir mão do conforto por alguém?


Que amor é esse cantado?
Que amor é esse pregado?
Que amor é esse ensinado?
Que amor é esse anunciado?
Que amor é esse?

Pelo amor saberão que são discípulos de Cristo.

Onde estão os discípulos de Cristo?
Onde está o amor?
Onde está Cristo?



Na esperança 
que os discípulos de Cristo se levantem,
Rodrigo.