segunda-feira, 13 de maio de 2013

RESILIENCIA - UMA QUALIDADE FUNDAMENTAL NA VIDA CRISTA


Mais uma postagem que compartilhamos, dessa vez do nosso irmao Robson Santos, a respeito da capacidade de perseverar nos nossos sonhos frente as vicissitudes da vida...




Rm. 12:12 "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, 
perseverai na oração".



Resiliência: Uma qualidade fundamental na vida cristã

A palavra resiliência é um termo da física que denota a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma grande pressão. Também podemos aplicar este conceito a um indivíduo que consegue manter sua integridade em face de uma mudança radical nas circunstâncias a sua volta.

Ser resiliente é uma qualidade fundamental na vida de qualquer cristão. Os conflitos, as dificuldades, são fatores inerentes ao cristianismo. Somos constantemente colocados frente a situações de conflitos. Sejam eles emocionais, físicos ou espirituais. Isto é um processo natural da vida, aliás, Jesus já nos havia alertado quando a isto: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo. 16:33b).

Quem de nós nunca passou por uma situação de perda de emprego, doença na família, a morte de alguém próximo, a falência nos negócios, conflitos conjugais, decepção com um amigo, entre outros. São situações que lamentavelmente nos atinge e requer uma resistência frente a estes desafios.

Portanto ser resiliente não é estar a margens destes conflitos, e sim, uma qualidade que possuímos em Deus para nos manter firmes em tempo de aflições. Talvez muitos já tenham desistido de algo por achar que não conseguiriam resistir. Um autor anônimo descreveu bem essa situação: “Como cada um de nós, às vezes, aprende, e muitos fracassos ocorrem, quando se poderia ter vencido se tivesse resistido. O sucesso é apenas o fracasso virado ao avesso, a tinta preta das nuvens da dúvida. [...] Portanto, aferre-se à luta quando receber o golpe mais duro. Quando as coisas parecerem piores é que você não deve, em hipótese alguma, desistir”.

Ser resiliente é ter a capacidade de ultrapassar limites, tirando de dentro de si forças para superar alto grau de dificuldade.


                                                                                         Robson Santos
                                                                                 09 de Maio de 2013.
                                                 http://www.facebook.com/robson.santos.961

Nenhum comentário:

Postar um comentário