quarta-feira, 8 de maio de 2013

CHORANDO COM OS QUE CHORAM!


O texto abaixo é uma contribuição do nosso irmao na fé Cezar Flora. Um olhar sobre a solidariedade e o sofrimento humano à luz de Romanos 12:15!





Por diversas vezes já ouvi a seguinte frase: "entendo o que você está sentindo". Quando ouvimos ou proferimos esta frase de solidariedade com o outro confundimos "entender" com "sentir". Quando se trata de sofrimento, sempre me pergunto: "o que do sofrimento pode ser compartilhado?".

O "sentir" do sofrimento é in-compartilhável! Aí você pode me perguntar: E quando lemos que devemos chorar com os que choram? Bem, chorar com os que choram não é sentir a dor do outro, mas sofrer ao ver o sofrer do outro. Pois no fundo, o sofrer com o sofrimento do outro não é sentir o que o outro sente.

O "sentir" do outro para nós é sempre "virtual", é sempre um sentir "imaginado". É simplesmente uma tentativa de se colocar na mesma situação e imaginar o que o outro sente. No máximo o que podemos fazer é "compreender" o "sentir" do outro; o que gerará em nós um "sentir". No entanto, por mais que já tenhamos enfrentado situações parecidas, o sentir do outro é sempre um sentir solitário. - O sofrer de duas pessoas sob a mesma situação é diferente!

Devemos chorar com os que choram, mas nunca nos esquecer que o nosso sofrer com o sofrer do outro não é a mesma coisa que sentir a mesma coisa que o outro sente. A solidariedade nos dá força para superar, mas solidariedade nunca é sentir o sofrer o outro, mas somente sofrer "com" o sofrer do outro.



De alguém que tem aprendido o valor de chorar com quem chora no processo de superação,
Cezar Flora
http://www.facebook.com/cezar.flora

Nenhum comentário:

Postar um comentário