domingo, 15 de setembro de 2013

Eu AINDA acredito na Comunidade da Fé - Parte 1

Enquanto o mundo vai se tornando cada vez mais frio, cresce todos os dias, o número dos sem igreja, os chamados evangélicos não praticantes. Aqueles que crêem, mas que não pertencem a nenhuma denominação. Pessoas que se desencantam com a “denominação” porque suas experiências denominacionais não se identificam com as expectativas de Deus para a comunidade da fé.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, na reportagem O novo retrato da fé no Brasil, publicada pela revista ISTO É em agosto de 2011, é cada vez maior o número de fiéis sem vínculo denominacional. O que antes era de 0,7% saltou para 2,9%, ou seja, mais de 4 milhões de pessoas. Números que infelizmente tendem a crescer, em tempos de individualismo, consumismo, competição, relativização da verdade, onde cada um escolhe o que crer, retirando o que desejam das prateleiras no mercado gospel. Gerando indivíduos enfermos na alma e nos relacionamentos.

Diante deste quadro, talvez você se pergunta: afinal, pra que serve a igreja? Qual a função da comunidade cristã nos dias de hoje?

Destes questionamentos nasceu esta mensagem. Desejo compartilhar com vocês apresentando algumas razões de porque EU AINDA ACREDITO NA COMUNIDADE DA FÉ.



1.      Acredito porque DEUS NOS CRIOU PARA VIVERMOS EM COMUNIDADE.

Assim como o próprio Deus vive em comunidade, Pai, Filho e Espírito Santo. Ele deseja que o homem, que até então no momento de sua criação estava só, tenha a experiência da vida em comunidade. Para isso lhe fez uma auxiliadora e lhes deu filhos, Caim e Abel. Ali foi formada a primeira comunidade a qual o ser humano pôde vivenciar: a família. Criada com o intuito de cuidarem uns dos outros, viverem em comunhão, intimidade e amor.

É na comunidade que se concretiza a oração de Jesus a respeito de Deus e seus discípulos: “que sejam um”. É na comunidade que experimentamos a vida em comunhão. Precisamos entender que comunhão não tem haver com unanimidade e igualdade, onde todos pensam o mesmo e são iguais. Comunhão é unidade na diversidade; é ter Cristo como centro; é partilhar. Ler Atos 2: 42-47.

Cristo é o elo que nos une. E a comunidade da fé deve ser esse lugar de se manter viva a obra e as palavras de Jesus; de se manter viva a oferta do amor de Deus em resposta a solidão humana; lugar de aceitação, perdão, de reconciliação. Lugar de vida e de transformação, onde a presença e o Reino de Deus sejam manifestos a todos. Onde a cada dia novas pessoas sejam alcançadas e se sintam parte daquela comunidade estando prontas para cuidar de outras.

Eu ainda acredito na Comunidade da fé... continua.


Rodrigo

2 comentários: