sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O AMOR PROCEDE DE DEUS!!





“Simão, filho de Jonas, tu me ama?” ( Evangelho de João Cap. 21:15 a 17)


Durante toda a história que encontramos na narrativa bíblica das Escrituras Sagradas encontramos o nosso Deus numa busca rumo ao relacionar-se com a sua criação. Desde Genesis até Apocalipse, o Pai age não só tomando a iniciativa, mas também estimulando a humanidade nesse relacionamento. E nessa ação, ao contrario de toda aquela onda de oportunismos e interesses que permeiam os sentimentos humanos, nós encontramos um sentimento autêntico, onde há justiça, mas também compaixão, onde há cumplicidade, e a manifestação do mais puro amor!!

João 03:16 diz que “.. Deus amou o mundo de tal maneira que entregou a vida do seu filho, Jesus, em prol da humanidade...”

Somente aquele que é capaz de amar deliberadamente e poderosamente pode se doar de tal maneira...
E nós, entretanto, passamos a nossa vida toda construindo ou tentando construir laços de afinidade, alguns desses laços permanecem, outros desaparecem ou se perdem pelo caminho. Contanto, em todos eles amor é o sentimento que rega, que alimenta esses relacionamentos, é ele que determina o sucesso ou o fracasso deles... Mas de onde vem esse amor?

Pedro amava o Senhor Jesus, sem dúvida nenhuma ele O amava. Porém esse amor se revela um sentimento incompleto, incapaz de suportar provações porque sucumbe à perseguição e ao medo, e pela prevalência do medo ele acaba traindo o seu Senhor.

“O verdadeiro amor lança fora todo o medo...” (1 Jo 4:18) -  É nesse momento que as palavras do Apóstolo João nos viria à mente. E é claro que podemos concordar que o verdadeiro amor é capaz de destronar o império do medo em todas as suas estâncias, mas eu te pergunto novamente: Que amor é esse? O amor que vem de mim tem esse poder? De onde vem esse amor?


Pois é no mesmo trecho bíblico que nós encontramos a resposta: “...O amor procede de Deus” (1 Jo 04:07) – Pois Deus é amor!

Se olharmos pro texto original em grego do Evangelho de João no capitulo 21 versos 15 a 17 encontraremos um jogo de palavras onde são empregadas os verbos Ágape e Fileo, duas conhecidas representações sobre o sentimento do amor.

Primeiro Jesus pergunta se Pedro o amava – “Simão tu me amas?” - utilizando o verbo ágape (vs 15), ou seja, o amor verdadeiro, o primeiro amor, o amor do Criador para com a criatura. E Pedro ciente de que não era capaz de amar à altura e ainda constrangido com o que havia acontecido, responde utilizando o verbo fileo“Sim Senhor, sabes que te amo.” -  o amor humano, imperfeito, incompleto, o amor que pode se tornar vulnerável frente a qualquer circunstância.

Mas no verso 17 Jesus inverte os termos e emprega a palavra fileo na pergunta a Pedro, ou seja, ele enxerga que Pedro assim como todos nós era um homem falho, e de certo modo Ele aceita a resposta do apostolo. Deus busca o nosso amor, mas Ele mesmo sabe que nós somos incapazes de praticá-lo sem a dependência Dele. E Pedro, como o texto diz, entristecido responde confirmando aquilo que Jesus podia perceber - “Senhor tu conheces todas as coisas, sabe que eu te amo...”

Aqui vemos a humildade necessária que cada um de nós devemos ter pra dizer: Senhor tu sabes que eu sou um pecador, e que eu sou limitado na minha maneira de amar, sou completamente dependente do Senhor, meu sentimento ainda incompleto só pode se tornar completo por intermédio do Senhor...

Penso que isso se aproxima daquilo que o Apóstolo Paulo disse na sua carta aos Romanos no capitulo 07 versos 19 – Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse eu faço – Dói fazer o bem, gasta tempo, atrapalha, às vezes custa caro. Nosso amor é imperfeito; por mais caridoso e generoso que possa ser o homem ou a mulher, ele é facilmente convertido em egoísmo e individualismo.

É no criador que se revela a perfeição dos relacionamentos. É em Cristo que famílias são construídas da maneira como devem ser, pilares da sociedade, firmes sobre a rocha, onde o homem conhece o seu lugar, respeita a sua esposa e ela a ele. Onde os filhos são capazes de honrar seus pais, e esses por sua vez conseguem mostrar o caminho certo por onde os filhos devem andar. (Ef 05 e 06), (Pv 22:6)

Em Jesus é que os jovens podem abandonar todo o egocentrismo comum dessa idade, olhando uns para os outros como pessoas e não como objetos, que são usados e descartados a todo o momento. Nesse amor eles seguem vivendo tudo aquilo que a sua juventude é capaz de lhe proporcionar, mas cientes da responsabilidade que tem/terão diante do Senhor. (Ec 11:09)


É só em Jesus que o amor derruba tabus, desfaz paradigmas a ponto de eu olhar pro meu irmão caído na estrada e reconhecê-lo como meu próximo, deixando de lado todo tipo de preconceitos e não pensando em absolutamente mais nada a não ser ajudar... (Lc 10:30,37)

Nele o amor transforma servos em amigos, e servir deixa de ser um jugo, doar-se não é perder, mas ganhar. (Jo 15:13,15). Em Jesus o amor transforma amigos em irmãos!! (Pv 17:17)

Só à luz do amor de Cristo um pai é capaz de receber o filho que um dia virou as costas pra ele e para tudo mais, e ficar tão alegre a ponto de sentir como se aquele filho tivesse voltado à vida. É só nesse amor que esse mesmo filho consegue enxergar tudo que deixou pra trás e tomado de arrependimento, voltar a viver. (Lc 15:11,32)

Só esse amor tem poder para ressuscitar mortos e também vivos, anunciar liberdade, libertar cativos, trazer vista aos cegos... (Lc04:18,19)

E cego somos eu e você que mesmo tendo uma boa visão, muitas vezes não enxergamos que não somos capazes de amar sozinhos, não percebemos que relacionamentos vivem na dependência do outro, que o outro é o espelho por onde se reflete todo o afeto...

No dialogo entre Jesus e Pedro, a intenção do Mestre era avaliar o quão sólido era o relacionamento que existia entre o Apóstolo e Ele. O sentimento que partia de Pedro deveria não só alcançar a Jesus, mas também ir além e dar conta de cuidar do seu rebanho, suas ovelhinhas, e Simão não teria conseguido sozinho.

E do mesmo modo, Jesus se apresenta pra mim e pra você, como fonte inesgotável desse amor, para que através Dele sejamos capazes de cumprir seu maior mandamento...

Amá-lo e Amar-mos uns aos outros, assim como Ele nos amou!! (Jo 13:34)


Por Cristo, Com Cristo e Em Cristo.
José Idamar Evangelista.

Um comentário:

  1. Incêndio em mato verde.

    Parece estranho que o fogo possa alastrar-se em uma mata verde e úmida. O que acontece: A progressão do fogo ateado a um ponto qualquer se dá pelo fato de, á medida que ele avança vai aquecendo o ambiente ao seu redor, propiciando seu alastramento com muita facilidade.
    A solidariedade e o amor ao próximo funcionam da mesma maneira, ou seja, quando nós demonstramos solidariedade e amor ao próximo a alguém, sem que percebamos estamos irradiando algo que contagia as pessoas próximas, com isso induzindo-as a participarem da mesma prática.
    Isso parece simples filosofia, mas não é. Tudo na nossa vida tem relação, pois estamos todos ligados a um propósito comum, que é a preservação da vida e a busca da felicidade.
    O principal mal que assola a humanidade é o individualismo associado ao egoísmo. Se todos os humanos da face da terra, com a inteligência que tem se irmanassem, fariam da terra um verdadeiro paraíso, não um utópico paraíso divino, mas sim um lugar paradisíaco perfeitamente equilibrado e ótimo para viver.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir